Entrevista com Filipe Morais, atleta amador em busca de sua realização profissional no MMA
Entrevista com Filipe Morais, atleta amador em busca de sua realização profissional no MMA
Por Júlio Bruno, especial para o Blog da TVD
![]() | |||||||||||
Aos 25 anos, Filipe Morais já disputou 05 lutas e coleciona 05 vitórias no MMA. Foto: Acervo Pessoal / Divulgação | |
O atleta Filipe Morais, 25 anos, tem treinado arduamente para chegar ao patamar de um atleta de alta performance. O jovem natural de Coroaci, leste de Minas Gerais, já tem no currículo 05 lutas nas quais obteve 05 vitórias no MMA amador, e se desdobra para manter a rotina de treinos na Grande BH, em busca de sua realização profissional no MMA (Artes Marciais Mistas), esporte de combate que reúne técnicas que envolvem golpes de luta tanto em pé quanto no chão*. Morais, falou com exclusividade ao Blog da TVD, sobre sua atual fase e a busca constante pelo sucesso no octógono, diante dos desafios do dia a dia, o que ele considera fazer parte de sua jornada rumo ao pódio.
Então vamos conhecer melhor o perfil de Morais, nesse bate-papo realizado via telefone para nosso blog...
Quem é Filipe Morais? Um atleta de MMA no início da carreira, buscando ser um atleta de verdade, e um dia, ser um astro do esporte.
![]() |
Foto: Arquivo Pessoal Filipe Morais |
Para você, o que significa o MMA? É uma luta que me dá a oportunidade de ser eu mesmo, de colocar em prática o que eu acredito e então conseguir o que quero para minha vida.
Em suas redes sociais você mostra seu cotidiano de treinos em busca de sua realização como atleta de alta performance, quais são os desafios que você enfrenta na busca por seus objetivos?
Os desafios para se tornar um atleta profissional são muitos. Principalmente no início de carreira, onde você vive para o esporte. No início, não existe remuneração para lutar, os atletas amadores literalmente, pagam pra lutar, depois é que se tornam profissionais. Enquanto estiver lutando em eventos brasileiros, o atleta iniciante irá ganhar em torno de R$ 1 mil reais por luta, que acontecem em torno de 3 a 4 vezes por ano. Então, é uma remuneração que não paga nem a alimentação. O que “salva”, são os patrocínios e apoio dos amigos e colaboradores, que estão dispostos a ajudar para a concretização desse sonho profissional. Costumo dizer que é como se fosse uma faculdade, onde você passará ao menos uns 6 anos de sua vida investindo tempo, energia e dinheiro para depois, quando chegar ao UFC ( Ultimate Fighting Championship) e começar a ganhar dinheiro..
De sua cidade natal "Coroaci", o que mais sente saudades?
Ah com certeza, de fazer trilha de moto, dos amigos e estar no sítio onde fui criado.
Este ano você esteve em novas competições e descobriu tam um problema relacionado ao seu nariz que envolve diretamente sua respiração, conta pra gente como foi e como tem sido essa fase?
Sempre me cansei muito nos treinos e nas lutas. Até fiz alguns exames para analisar o sistema cardiovascular durante exercícios de alta intensidade para ver se descobria o motivo do cansaço, mas segundo o exame, estava tudo certo. Recentemente, fraturei o nariz em um treino, e ao fazer uma tomografia, descobrimos que tenho desvio de septo, hipertrofia de cornetos e a presença de estipula óssea no nariz, que dificultam minha respiração.
Tem sido uma fase tranquila, graças ao apoio de alguns amigos e seguidores, poderei fazer a cirurgia para corrigir esses problemas relacionados à respiração e ao nariz através de uma campanha que criei recentemente na internet na qual tive o apoio dos mesmos. Acredito que, após a cirurgia, minha qualidade de respiração e de sono estarão bem melhor, logo, poderei performar melhor nos treinos e competições… enfim, estou animado.
Qual a importância do apoio dos amigos nessa fase e como isso tem ajudado em seus objetivos?
Ter o apoio da galera ajuda muito, me sinto bem por ter o apoio e carinho dos amigos e seguidores que me ajudaram até financeiramente através das campanhas nas redes sociais para realização de exames, consultas e na cirurgia. Principalmente nessa fase da cirurgia o apoio foi muito importante para que eu pudesse me planejar para realiza-la, mas o que mais me agrada é saber que existem muitas pessoas que torcem por mim, que me apoiam e que são pessoas com boa vontade para ajudar o próximo. Enfim, sem o apoio dessa galera, seria mais difícil.
Agora me conta sobre novos projetos e inspirações. Quem são suas maiores inspirações dentro do octógono?
Sobre PROJETOS: O próximo é fazer a cirurgia, me recuperar e fazer minha estreia como PROFISSIONAL.
INSPIRAÇÕES: tem algumas, dentre elas alguns atletas e pessoas que se destacam na luta e em outras áreas. Gosto de estudar e ler sobre desenvolvimento pessoal, então tenho algumas referências fora da luta também como Tony Robbins e Jarvis.
Como lutadores tem alguns como Roy Jones Jr., Anderson Silva, Sean o Malley, Conor McGregor.
Desistir já foi uma opção? Se sim, como você contornou às dificuldades para manter seu foco?
Não, não, sinceramente, já passei por dificuldades, frustrações e momentos de dúvidas, mas nunca cogitei a ideia de desistir. O que quero para minha vida e para minha carreira é algo gigante, então, não poderia desistir por qualquer “coisinha”, não me perdoaria por isso, não viveria em paz comigo mesmo, caso desistisse sem antes ter a certeza de que fiz 100% daquilo que eu poderia.
O que Filipe Morais gostaria de dizer aos seus amigos e aqueles que acreditam em seu potencial?
Gostaria de dizer que irei dar meu máximo, me esforçar para ser diferenciado e poder dar muito orgulho “pra” geral. Quero dizer também que “a vida pode ser mais”, que as pessoas precisam decidir o que querem para suas vidas, decidir o que as fariam felizes, decidir no que dar foco, e então, lutar para conseguir tal coisa… lutar para ter a vida que realmente querem e não aceitar as coisas como são. A não ser que, estejam satisfeitas com sua vida como ela é.
![]() |
Foto: Acervo Pessoal/ Divulgação |
Reportagem e produção: Júlio Bruno especial para o Blog da TVD
Fotos e imagens: Filipe Morais/ Acervo Pessoal
* MMA (Artes Maciais Mistas), o
esporte de combate reúne técnicas que envolvem golpes de luta tanto em pé
quanto no chão. Fonte: Wikipedia/ Google
Sucesso Filipe! Que sua jornada seja de muitas vitórias 🙏
ResponderExcluir