Professor Doutor em Educação, Claugildo de Sá, lança livro sobre aplicação do programa Bolsa Escola no Vale do Jequitinhonha

     O professor, escritor, e Doutor em Educação Claugildo de Sá, lançará oficialmente em outubro o livro "Poupança Escola e os impactos do programa Bolsa Escola no Vale do Jequitinhonha / MG (2001-2003) ” que retrata como foi à aplicação do programa educacional e financeiro na região mineira do Vale do Jequitinhonha entre 2001 e 2003, e seus respectivos impactos naquela região. Para saber mais sobre a obra e qual o contexto abordado na mesma, entrevistamos por telefone o autor que nos contou um pouco mais sobre seu objeto de pesquisa que deu origem ao livro.  

Professor, o que o leitor pode esperar da obra " Poupança Escola e os impactos do programa Bolsa Escola no Vale do Jequitinhonha / MG (2001-2003)?

A obra tem como objetivo impactar o leitor no trato às políticas públicas de geração de renda e incentivar os governantes de todas as esferas de governo a reestruturar essas políticas na busca de uma educação de qualidade, minimizando a evasão escolar e combatendo a pobreza através da escolarização de nossas crianças, jovens e adultos. Realizada com a perspectiva de propor aos leitores conhecer os pontos positivos e negativos dos programas sociais de geração de renda. Eles são programas importantes para contribuir com a redução das desigualdades sociais no Brasil. Porém é necessário que haja regulamento e fiscalização, para evitar corrupção e politização, sobretudo, em épocas de eleições.

 

Como surgiu a ideia de retratar o programa Bolsa Escola em sua obra, era exatamente esse o foco ou você pretendia abordar o cenário escolar no período de modo geral?

 

 Minha obra inicia ser construída ainda em 2006 na minha …

Após alguns anos escrevendo, defendi o material como dissertação de mestrado e tese no doutorado internacional, já incluindo outros programas como Poupança Escola, ambos já experimentados no DF no Governo de Cristovam Buarque, a qual conversei muito antes de concluir esta obra.

 

Quais os mecanismos utilizados para se avaliar aplicação do programa na realidade e na história do Vale do Jequitinhonha?

Na realidade e na história do Vale do Jequitinhonha, houve impactos positivos na implantação do programa. Dos municípios recepcionados, não se pode afirmar com veemência que combateu o analfabetismo, no entanto, já a evasão, não restam dúvidas. No início do Bolsa Escola a fiscalização da coordenação local juntamente com o Conselho Tutelar e outros órgãos nosso vale combateu a fome e melhorou a vida das pessoas, no entanto, houve certo equívoco no uso dos recursos, o que não foi de tudo ruim. As pessoas melhoraram suas condições de vida, compraram móveis novos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, passaram a não mais viver em casa de chão batido entre outras melhorias. A mulher passou a gerir o recurso.

 

Você teve acesso a dados que avaliam à aplicação do programa? Se sim, como se deu esse processo de pesquisa?  

O processo de pesquisa se deu com a parceria com a coordenação local do município da pesquisa: (Palmópolis/MG). Acompanhei de perto todo o processo. Tive acesso a documentação e dados básicos. Pude também constatar alguns pontos negativos como o alcoolismo crescente, porém acompanhado por visitas domiciliares, o que inibia muito a família. Elas (as mães), as mulheres participavam de outras ocupações e reuniões do programa, parceria com associações locais, pois o programa não era apenas oferecer um valor a uma família e abandoná-la. Houve acompanhamento e regras.

 

Como você avalia a situação pesquisada à época, se comparada aos dias atuais? É possível traçar esse paralelo?

O Programa Poupança Escola, denominado de "pé de meia" pelo Governo Federal é um protótipo do Bolsa Escola unificado com o Bolsa Família. Vejo que o foco é sempre combater a pobreza oferecendo ao pobre a oportunidade de escolaridade, pois ao invés de trabalhar, ele terá o incentivo para os estudos, pois quem é rico já arranca com todas as possibilidades; saem na frente, estudam nas melhores escolas e disputam injustamente o mercado de trabalho com quem estuda passando fome ou trabalhando e chegando na escola atrasado porque trabalham.

A obra de Claugildo de Sá*, conta com a participação especial do professor e escritor Cristovam Buarque e está disponível para aquisição em plataformas digitais como Amazon, Mercado Livre dentre outros, sendo que o link pode ser acessado no perfil do professor no Instagram “ Gil de Sá”.

Claugildo de Sá ou “Gil de Sá” é professor pesquisador e Doutor em Educação pela UML- Universidade Martin Lutero – Flórida – EUA. Pesquisador sobre Políticas Públicas em Educação, Racismo e Conflitos Mundiais

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CNN: notícias o tempo todo na televisão, site, youtube e todas às plataformas

Adeus, parabólica analógica! Emissoras de TV aberta desligam sinal na Banda C, saiba o que você deve fazer para continuar assistindo